A Unity Agro, em conformidade com seu compromisso com o sucesso da cadeia produtiva do agronegócio e a honestidade na relação comercial, procede à categorização de clientes visando consolidar o relacionamento com seus canais de venda.
O Programa Unity Aliança foi criado como forma de incentivo comercial para geração de demanda, especialização de vendedores e aprimoramento técnico junto aos canais de revendas parceiras.
O presente regulamento tem como objetivo estabelecer as métricas, prazos e diretrizes que devem ser seguidos pela Unity Agro e pelos Canais de Venda, visando o bom funcionamento do programa de forma transparente e funcional.
Este programa é destinado exclusivamente para Canais de Venda parceiros da Unity Agro que apresentem faturamento da marca acima de R$ 200 mil por Ano-Safra.
Os clientes serão categorizados conforme métricas de avaliação descritas no item "Métricas de avaliação" deste regulamento. As categoriais são:
PREMIUM – canais de venda com alto faturamento e grande potencial de crescimento;
PERFORMANCE – canais de venda com faturamento médio e que apresentam potencial de crescimento;
POTENCIAL - categoria que visa contemplar novas parcerias e canais de venda em fase inicial de crescimento.
Palestras
Serão realizadas palestras técnicas com o time de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Unity agro para aprimoramento de conhecimentos em nutrição, fisiologia de plantas e tecnologia.
Visitas Van SINTEA
O programa SINTeA conta com modernos equipamentos dispostos em veículos que percorrem todo o Brasil, difundindo conhecimento através de treinamentos, inspeção de pulverizadores e demonstrações práticas. No Programa Unity Aliança, o Agente de Desenvolvimento Técnico da Unity Agro irá realizar a demonstração da Linha SINTeA permanecendo por período de até 3 dias nos canais de venda.
ATV Premium
Visando aumentar a geração de demanda comercial e técnica dos canais de venda, a Unity Agro disponibilizará, de forma exclusiva, um Assistente Técnico de Vendas (ATV) para clientes PREMIUM. Todos os custos do ATV serão arcados pela Unity Agro.
ATV Performance
A fim de realizar treinamento de capacitação técnica, demonstrações práticas, inspeção de pulverizadores, a Unity Agro irá disponibilizar um ATV para clientes da categoria PERFORMANCE. Os custos do ATV serão pagos pelo canal de venda e restituídos pela Unity Agro em produtos.
KIT SINTeA Básico
O kit SINTeA básico é composto por: pHmetro, copo calibrador, pigmento fluorescente (LRM100), anemômetro, espátula, amostras da linha SINTeA de 100ml, frasco conta-gotas e bolsa de transporte.
KIT SINTeA Intermediário
O kit SINTeA Intermediário é composto de um Spot-On - coletor digital para aferição da vazão da calda em cada ponta dos pulverizadores – acrescido de todos os demais itens do kit Básico.
KIT SINTeA Avançado
O kit SINTeA Avançado é composto de um equipamento simulador de deriva (túnel de vento) – acrescido de todos os demais itens do kit Intermediário.
Análise de solo
Serão contempladas análises de solo na modalidade profissional realizadas pelo laboratório LABORSOLO.
Análise foliar
Serão contempladas análises de tecido vegetal na modalidade completa realizadas pelo laboratório LABORSOLO.
Outdoor
A Unity Agro irá produzir e instalar, em parceria com o canal de vendas e de acordo com a categoria do cliente, outdoor em local estratégico definido em comum acordo. A ação de marketing visa aumentar a exposição das marcas na área geográfica da revenda e junto a seus clientes.
Premium: 1 outdoor em lona com veiculação durante quatro meses, com direito a uma arte a cada dois meses. Exemplo: Primeira arte nos meses 1 e 2, segunda arte nos meses 3 e 4
Performance: Não se aplica
Potencial: Não se aplica
Bonés, Bonés Personalizados, Chapéus e Camisas Polo
Serão disponibilizados para os clientes bonés, chapéus e camisas polo. Como ação de marketing, de acordo com a categoria do cliente, os itens serão personalizados com as identidades de marca da Unity Agro e do Canal de Vendas. A personalização seguirá padrão de arte definido pela Unity Agro.
Bonés Personalizados:
Premium: 500 unidades
Performance: Não se aplica
Potencial: Não se aplica
Bonés Simples:
Premium: Não se aplica
Performance: 300 unidades
Potencial: 100 unidades
Chapéus:
Premium: 100 unidades
Performance: Não se aplica
Potencial: Não se aplica
Camisas Polo:
Premium: Time comercial
Performance: Até 20 pessoas, sendo duas camisas por pessoa
Potencial: Não se aplica
Identificação na Fachada
A Unity Agro irá produzir e instalar, em parceria com o canal de vendas e de acordo com a categoria do cliente, adesivo ou material semelhante para personalizar a fachada da revenda. A personalização terá logo Unity Agro e mensagem promocional a ser definida em conjunto com a revenda. A ação de marketing visa aumentar a exposição das marcas na área geográfica da revenda e junto a seus clientes.
Premium: Uma personalização com medida máxima sendo 4,0 metros X 2,0 metros
Performance: Uma personalização
Potencial: Uma personalização
Divulgação em Rádio
A Unity Agro irá contratar veiculação em rádio, em parceria com o canal de vendas e de acordo com a categoria do cliente, divulgando gravação promocional padronizada com a marca Unity Agro e marca da revenda. A rádio será definida em conjunto com a revenda, e deverá obrigatoriamente ser estabelecida na área geográfica do cliente. A ação de marketing visa aumentar a exposição das marcas na área geográfica da revenda e junto a seus clientes.
Premium: Uma gravação de 30 segundos, com duas inserções diárias, durante 30 dias
Performance: Uma gravação de 30 segundos, com duas inserções diárias, durante 30 dias
Potencial: Não se aplica
Impulsionamento Mídia Digital
A Unity Agro irá produzir e contratar campanha nas redes sociais Facebook e Instagram, especificamente no perfil oficial da Unity Agro, com arte estática oculta, conteúdo Unity Agro na revenda. A campanha ocorrerá em período bissemanal, sendo uma campanha por cultura, na cidade da revenda + 20 km e com investimento de R$ 200 por campanha. A ação de marketing visa aumentar a exposição das marcas na área geográfica da revenda e junto a seus clientes.
Evento Unity Agro
A Unity Agro irá produzir evento personalizado para representantes das revendas, sendo um evento por ano, preferencialmente em formato convenção ou outro em nível semelhante, para promover integração da marca e da indústria com o canal de vendas.
Serviços Unity Agro
SinTeA
Ferramenta desenvolvida para auxiliar a avaliação, calibração e manutenção de pulverizadores, determinando os pontos de melhoria e permitindo a máxima qualidade das aplicações.
SinSolo
Recomendação de corretivos e fertilizantes através do método de balanço de nutrientes, garantindo precisão, assertividade e economia. Utiliza-se também da metodologia do extrato de saturação nas análises de solo, visando quantificar os nutrientes presentes na solução.
SinFolha
Fundamentado no método de diagnose foliar mais moderno e de maior confiabilidade, o CND (DRIS Multivariado). A ferramenta trabalha com cálculos de estatística que consideram a interação e o equilíbrio entre todos os nutrientes.
De forma simplificada, as métricas de avaliação são aquelas consideradas para soma ou subtração de pontos para definição da categoria na qual se encaixa o cliente. As métricas de avaliação foram divididas em qualificadoras – somam pontos - e desqualificadoras – subtraem pontos – da pontuação final. Para cada métrica foram definidos Ranges (ou faixas) e para cada faixa foram definidos Scores (ou pontos) a ser contabilizada para categorização. Para cada métrica, foram definidos os períodos e métodos de avaliação.
Qualificadoras
As métricas qualificadoras, àquelas em que se somam pontos na pontuação total, estão distribuídas da seguinte forma:
FATURAMENTO
O faturamento é a principal métrica utilizada no Programa Unity Aliança. Este compõe quase 80% da pontuação qualificada.
Range: >= 3,2 Mi; Score: 79
Range: > 2,8 Mi e < 3,2 Mi; Score: 76
Range: > 2,4 Mi e < 2,8 Mi; Score: 73
Range: > 2,0 Mi e < 2,4 Mi; Score: 70
Range: >= 1,6 Mi e < 2,0 Mi; Score: 59
Range: >= 1,2 Mi e < 1,6 Mi; Score: 55
Range: >= 0,8 Mi e < 1,2 Mi; Score: 50
Range: >= 0,4 Mi e < 0,8 Mi; Score: 35
Range: < 0,4 Mi; Score: 30.
Período de Avaliação: Ano-Safra: de 01/05 a 30/04 do ano subsequente.
Método de Avaliação: Soma-se o faturamento total (desconsideram-se devoluções), dentro do período de avaliação.
POSITIVAÇÃO DE PRODUTOS
Este indicador é utilizado para medir a diversificação de produtos da Unity Agro no portfólio do canal de venda. Entende-se como produto, por exemplo: Agrosix, Acquasix, Oransix, dentre outros.
Range: >=7 produtos ; Score: 6.
Range: De 4 e 6 produtos; Score: 4.
Range: De 1 a 3 produtos; Score: 1.
Período de avaliação: Ano-Safra: de 01/05 a 30/04 do ano subsequente.
Método de avaliação: Soma-se o número de diferentes produtos vendido durante o período de avaliação.
RANKING UNITY NO CANAL
Este indicador qualitativo mede qual a posição da Unity Agro nas vendas totais do canal de venda.
Exemplo: 1º Lugar - dentre todas as marcas vendidas durante o Ano-Safra, a Unity Agro é a líder no faturamento total do canal de venda.
Range: Exclusivo; Score: 5
Range: 1º Lugar; Score: 4
Range: 2º Lugar; Score: 3
Range: 3º Lugar ou abaixo; Score: 0.
Período de avaliação: Ano-Safra: de 01/05 a 30/04 do ano subsequente.
Método de avaliação: Relatório gerado pelo representante responsável com assinatura do sócio ou gerente do canal de venda.
FIDELIZAÇÃO
Este indicador mede o histórico de faturamento do canal de venda com a Unity Agro no decorrer dos anos. Para novos clientes, considera-se no primeiro ano como Crescimento.
Range: Crescimento; Score: 5
Range: Estável; Score: 3
Range: Volátil; Score: 0.
Período de avaliação: Ano-Safra: de 01/05 a 30/04 do ano subsequente.
Método de avaliação: Comparação entre faturamento (em R$) no ano anterior e faturamento (em R$) no ano corrente em que se dará a categorização.
ANÁLISE DE CRÉDITO
Este indicador mede o risco de crédito envolvido nas operações comercial entre Unity Agro e Canal de Venda. De acordo com a Política de Crédito estabelecida pela Unity Agro, os clientes são classificados em A, B, C e Não Aprovado (N.A.).
Range: A; Score: 5
Range: B; Score: 3
Range: C; Score: 2
Range: N.A.; Score: 0.
Data de avaliação: Após finalização dos pagamentos referentes ao Ano-Safra corrente (com data limite até 30/06).
Método de avaliação: Classificação do cliente na data de avaliação.
As métricas desqualificadoras, àquelas em que se subtrai pontos na pontuação total, estão distribuídas da seguinte forma:
PONTUALIDADE
Esta métrica visa medir o grau de comprometimento financeiro do cliente de acordo com as datas estabelecidas no ato do faturamento.
Range: Pontual; Score: 0
Range: Não Pontual; Score: -20
Período de avaliação: Ano-Safra: de 01/05 a 30/04 do ano subsequente (com data limite para pagamentos até 30/06)
Método de avaliação: Na data limite será analisado o histórico de pagamentos do cliente. A data analisada será, para pagamentos em boleto, a data de compesação do mesmo. Caso o cliente tenha um atraso igual ou superior a 31 dias corridos, o mesmo será considerado Não Pontual e terá seus pontos descontados.
PLANEJAMENTO
Esta métrica visa garantir a consistência dos planejamentos de safra realizado no primeiro quadrimestre do ano, de forma antecedente a safra. Será considerado para isto, a assertividade dos volumes planejados de cada produto (desconsiderando embalagens especificadas no planejamento).
Range: >= 90%; Score: 0
Range: >= 80% e < 90%; Score: -5
Range: >= 70% e < 80%; Score: -10
Range: < 70%; Score: -20
Período de avaliação: Ano-Safra: de 01/05 a 30/04 do ano subsequente.
Método de avaliação: Será considerado para esta métrica, a assertividade percentual dos volumes planejados de cada produto (desconsiderando embalagens especificadas no planejamento) em relação ao volume faturado durante o período de avaliação.
PRORROGAÇÃO DE ESTOQUE
Esta métrica consiste na avaliação dos volumes eventualmente prorrogados para o Ano-Safra seguinte em relação ao total faturado durante o Ano-Safra corrente.
Range: 0%; Score: 0
Range: Entre 0 e 10%; Score: -5
Range: Entre 10 e 20%; Score: -10
Range: >20%; Score: -20
Período de avaliação: Ano-Safra: de 01/05 a 30/04 do ano subsequente (com data limite para prorrogação até dia 31/05, ou seja, após o Ano-Safra avaliado)
Método de avaliação: Será considerado para esta métrica, o valor percentual do volume prorrogado (em volume e reais) em relação ao faturamento total durante o período de avaliação.
DEVOLUÇÕES
Esta métrica desqualifica o canal de venda como participante do programa.
Período de avaliação: Ano-Safra: de 01/05 a 30/04 do ano subsequente.
Método de avaliação: Caso o canal de venda opte por realizar devoluções definitivas, a Unity Agro entende como prévia de rompimento de parceria e, por isso, o cliente será excluído do programa, sem qualquer contrapartida por parte da Unity Agro.
Pontuação das categorias
Com a pontuação definida em cada uma das métricas - qualificadoras (+) e desqualificadoras (-) – obteve-se a pontuação final.
De acordo com a pontuação final, o cliente será categorizado de acordo com os seguintes valores mínimo e máximo:
PREMIUM: Mínimo de 80 pontos e Máximo de 100 pontos.
PERFORMANCE: Mínimo de 60 pontos e Máximo de 79 pontos.
POTENCIAL: Mínimo de 30 pontos e Máximo de 59 pontos.
O programa Unity Aliança terá vigência anual, com alteração de status de categoria de cliente no primeiro dia útil do mês de julho do ano subsequente.
Exemplo: Cliente da categoria Performance atingiu pontuação total que o qualifica para upgrade de categoria. A partir de 01/07 do ano seguinte, o cliente será da categoria Premium.
A adesão ao programa poderá ser feita em qualquer período do Ano-Safra, sendo categorizado o canal de venda no ato do primeiro faturamento como cliente Potencial. A alteração de status de novas parcerias será realizada somente no ano seguinte, conforme disposto neste regulamento.
O cliente poderá solicitar o cancelamento da participação no programa, desde que previamente informado via e-mail para sac@unityagro.com.br.
Qualquer parte deste Regulamento que porventura possa vir a se tornar nula, ilegal ou inexigível não afetará o todo, permanecendo as demais disposições plenamente válidas e aplicáveis.
A adesão ao presente Regulamento e Política de Privacidade não cria contrato de sociedade, franquia e tão pouco relação trabalhista entre a Unity Agro e seus parceiros.
Caso a Unity Agro não imponha ou exerça qualquer das obrigações e direitos estabelecidos neste Regulamento, Política de Privacidade ou legislação, não constitui renúncia de seus direitos, prerrogativas e faculdades.
Os referidos regulamentos e políticas se submetem exclusivamente às leis brasileiras devendo ser interpretado somente segundo elas.
O estabelecido neste Regulamento foi atualizado pela última vez em 11 de julho de 2023 e permanecerão disponíveis no site oficial no endereço:
https://www.unityagro.com.br/regulamento-unity-alianca